quarta-feira, 20 de abril de 2016

1000 canais de TV HD e 50 UHD via satélite até 2022


RIO – A América Latina contará em 2022 com cerca de 1000 canais em HD e 50 em Ultra HD (4K), estima a operadora de satélites SES, sediada em Luxemburgo.
Até 2018, o mercado de TV paga tradicional deve chegar à penetração de 53% na região (atualmente é de 40%), enquanto o DTH (digital-to-home) passará de 50% para 55%. Os dados, parte de uma análise de mercado da SES apresentada em evento no Brasil, reforçam o papel dos satélites na expansão da transmissão de vídeos para os países latino-americanos.
“Atualmente, a região conta com 315 canais em alta definição. E a expectativa é que o crescimento seja de 13% ao ano entre 2016 e 2022”, relata Rubens Vituli, diretor de vendas para a América Latina na SES.
“O crescimento do mercado de TV paga na América Latina ocorre principalmente pelo aumento da demanda dos jovens por acesso a conteúdo premium e pelo crescimento da renda per capita da região”.
De acordo com o executivo, outro fator para o aumento da capacidade e do número de canais é a chegada dos grandes eventos esportivos na região, como foi com a Copa do Mundo e será nos Jogos Olímpicos. Tais eventos aumentam a demanda que, apesar de temporária, fortalece a importância do satélite e, em muitos casos, justifica o investimento dos clientes em novos equipamentos que incentivam a contratação de novos serviços futuramente.
“Os satélites são a forma mais confiável de se alcançar audiência em nível nacional, regional e até mesmo mundial. E a nova demanda de conteúdo e qualidade aquece o mercado, pois a distribuição via satélite é mais econômica e segura para entregar o mesmo conteúdo em grande escala”, relata Vitulli.
Para contribuir na expansão da capacidade na América Latina, a SES tem previsto, para o segundo semestre de 2016 o lançamento do satélite SES-10 na posição orbital 67º Oeste, que substituirá os equipamentos AMC-3 e AMC-4. Há, também, o SES-14, a ser lançado em 2017, que ocupará a posição brasileira 47,5/48º Oeste. Além disso, a empresa trabalha em parceria com os maiores fabricantes de equipamentos para desenvolver tecnologias que, além de melhorar a qualidade dos conteúdos digitais, viabiliza economicamente os projetos dos clientes.
Atualmente, a SES conta com onze satélites na América Latina. Entre eles estão o NSS-806; SES-4 e SES-6 na América do Sul, e o AMC-3 e AMC-4 para o México, América Central e Caribe.
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